Postos de Combustíveis

REGULARIZAÇÃO (COMO SE REGULARIZAR)

Para regularizar sua atividade perante o órgão ambiental estadual, os proprietários de postos de combustíveis devem se atentar para diversas providências imediatas, a seguir:

(É Necessário verificar) Se os seus tanques de combustíveis são antigos, de ferro, devem ser substituídos por tanques de aço carbono jaquetados.

É obrigatório que próximo aos tanques sejam executados poços de monitoramento para o controle de possíveis vazamentos, cuja instalação deve ser precedida de estudo hidrogeológico do terreno.

Tanto o piso da área de abastecimento quanto da tancagem devem ser executados em concreto armado, impermeabilizado, com canaletas de drenagem que conduzirão os efluentes líquidos para caixa separadora de água de óleo com placas coalescentes.

Se houver lava-rápido, local de lavagem de caminhões e veículos, é preciso ter caixa de separação de sólidos para contenção de resíduos, cujo efluente deverá seguir para a caixa separadora de água e óleo.

No caso de postos já existentes, onde houve o uso, no passado, de tanques antigos, de ferro, deverá obrigatoriamente ser feito estudo de passivo ambiental para atestar se o solo e a água estão contaminados, através da realização de sondagens e retirada de amostrados do solo e da água e seu envio para laboratório credenciado.

Os tanques de combustíveis deverão ser submetidos a teste de estanqueidade para confirmar que não há vazamentos. Também é obrigatória a elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Plano de Gerenciamento de Riscos, com treinamento de todos os funcionários.

NOSSO TRABALHO

A INFOCUS AMBIENTAL elabora orçamentos para regularização de sua atividade empresarial, objetivando o cumprimento da legislação ambiental, evitando multas ou embargos. Também elaboramos projetos completos de novos postos, desde arquitetura, parte estrutural, instalação elétricas e hidráulicas e de prevenção e combate a incêndio, além do licenciamento ambiental. No caso de postos em rodovias, também atuamos na aprovação dos acessos junto ao DER e ao DNIT.

- Gerenciamento de áreas contaminadas;

- Processo de avaliação de áreas contaminadas.

 

 

 

Licenciamento Ambiental

De acordo com a legislação brasileira, todo empreendimento considerado potencialmente poluidor deve realizar o licenciamento ambiental para que seja definida sua localização, instalação e operação junto ao órgão competente - federal, estadual ou municipal.

Johnny PrefumoPostos de Combustíveis

Saiba mais